Maneki Neko: O gato japonês da sorte

Você gosta de gatinhos? Então vamos conversar sobre uns dos produtos mais fofos da Bom Dia Universo!

Hoje é dia 29 de setembro, dia do Maneki Neko, você conhece a história desse gatinho? Sabia que suas cores e até mesmo a pata que ele levanta tem significados diferentes? Falaremos sobre esse famoso amuleto japonês que trás muita tradição e um pouco da cultura japonesa para sua casa.

Sua tradução literal significa “gato que acena” ou “gato acenador” do japonês. Esse sinal que ele faz com sua mão é diferente de um produto originalmente para o público oriental do ocidental, pois a maneira que imaginamos como um gatinho chama diferente de acordo com nossa cultura: Tradicionalmente ele exibe a palma da mão quando faz um gesto como um japonês e mostra parte das costas da pata. Geralmente visto em estabelecimento comerciais, já assimilado na prática inclusive no ocidente, encontrado em várias cores diferentes e pode levantar uma ou as duas patinhas.

História e lendas a respeito do Maneki Neko

Existem muitas lendas sobre a origem do Makemi Neko. São diversas lendas e histórias, todas surgidas a partir do século 16, frequentemente envolvendo um pobre estabelecimento que ao adotar um gato, esse passa a chamar com sua pata clientes ou pessoas que estão relacionadas com a posterior riqueza do proprietário.

Umas das mais famosas trata-se da história do sacerdote, do gato e do senhor Naotaka. No Japão, durante a era Edo (1603 – 1867), existia um sacerdote e seu gato que eram muitos pobres, que viviam em um templo igualmente pobre. O sacerdote não tinha dinheiro para manter o templo, nem mesmo para comprar comida para si. Mesmo os ratos do lugar estavam famintos e estavam sem comida seu gato Tama. Tama era um bom gatinho e se sentia muito mal com a preocupação da sacerdote. Enquanto ela ponderava que uma simples gata não poderia ajudar, uma tempestante surgiu e caiu fortemente na terra.

Senhor Naotaka, um homem muito rico, estava viajando quando a chuva o atingiu diretamente. Então ele se abrigou numa cerejeira no terreno do templo. Tama percebeu aquele homem descansando ali e começou a chamar-lo: “Miau! Miau! Miau!”. Contudo, Naotaka não conseguia ouvir-la devido as gotas de chuva que ao cair na terra, faziam muito barulho. Esforçando-se, Tama levantou e começou a chamar o senhor balançando sua pata, até que o mesmo conseguiu ver e, entendendo que a gata estava a chamando para o templo, indo até lá. Em seguida, um raio caiu na árvore. O rico homem, agradecido pela gata ter salvo sua vida, resolve agradacer Tama e seu sacerdote fazendo daquele lugar o templo de sua família. Ele foi renomeado como Santuário Gotokuji em sua honra.

 

Nem todas as histórias, entretanto, falam sobre esse simpático gatinho trazendo riqueza para as pessoas. Outra história pouco conhecida sobre o Maneki Neko, porém documentada, trata a respeito de uma intensa luta entre Ota e Toshima que ocorreu entre dois indivíduos que aconteceu no meio do século XVI. Durante esse combate, Ota ficou desorientado. Ele tropeçou sobre um gato preto que o guio até o templo Jisho-in, onde ele conseguiu se recuperar. Após recuperar suas forças, Ota conseguiu derrotar Toshima. Em gratidão ao pequeno gato preto que salvou sua vida, Ota ordenou que um jizo (uma estátua de pedra) fosse desenhada em forma de gato. Esse tipo de estátua, que ilustra a imagem ao lado, é conhecida como neko-men jizo ou jizo com rosto de gato.

Quais os diferentes significados dos Maneki Neko?

São diferenciados pela pata que levanta:

  • Se levanta a pata esquerda, trás pessoas e clientes. A altura da patinha determina quantas pessoas vêm ou de quão longe elas chegam;
  • Se levanta a pata direita, trás riqueza ou boa sorte. A altura que a pata atinge determina a quantidade;
    Uma breve curiosidade é que, no Japão segundo as lendas, ambas as patas servem para trazer sorte aos comércios, contudo a pata esquerda é auspiciosa para negócios noturnos, como bares, casas de geishas e restaurantes. Seu uso de casas é mais recente.
  • Ambas as patas levantadas: trás proteção para o lar, boa sorte.

E também têm diferença pelas cores:

Cor Significados
De acordo com o
Maneki Neko Club
Comum / Popular Feng Shui
Três Cores (geralmente branco e preto com pontos laranjas)
Duas Cores
(geralmente branco, ou preto ou com pontos vermelho)
Trás boa sorte.
O gato de três cores trás especialmente boa sorte para marinheiros.
Trás prosperidade
Branco Trás boa sorte e pureza Trás boa sorte Associado com crianças e criatividade
Marrom / Bronzeado
(inclusive de madeira)
Boa sorte
Preto Serve como talismã contra o mal Trás boa saúde Associado com carreira e negócios
Azul
(inclusive
azul claro)
Sucesso nos estudos Relacionado a inteligência e educação
Vermelho Exorciza os espíritos malignos e doenças Alguns associam vermelho com sucesso nos negócios. Relacionado com fama e boa fortuna.
Amarelo Bom casamento e alguns relacionam amarelo com dinheiro. Associado com saúde e estabilidade.
Ouro Trás dinheiro Trás dinheiro
Rosa / Pêssego Trás amor Trás amor
Verde Seguro Relacionado com amor e  com casamento.
Cinza Boa sorte Relacionado com viagens e pessoas caridosas
Laranja Boa sorte
Roxa Boa sorte Associado a riqueza e abudância

Quero conhecer mais o Maneki Neko

 O Japão em Foco fez uma postagem muito interessante sobre o assunto. Existem algumas outras lendas a respeito do Maneki Neko e outras informações interessantes a respeito para quem quiser se aprofundar em língua portuguesa.

Se você tem proficiência na língua inglesa pode também se informar nos seguintes sites:

L’Asie Exotique tem um artigo muito interessante retirado da revista Daruma, n° 11 do Verão de 1996: Maneki Neko Feline Facts & Fiction, texto original de Alan Pate. Algumas das imagens que ilustram essa postagem vieram desse site;

Maneki Neko Museum, sim, há museus sobre o carismático gatinho em pelo menos três lugares no Japão. Neste site existe muita informação específica e profunda sobre o amuleto, ideal para começar estudos avançados sobre o assunto;

Bom fim, existe alguns livros que tratam sobre Maneki Neko. Uma breve sinopse de cada livro foi exposta em inglês pelo blog Lucky Maneki Neko, que embora desatualizado desde 2012 é completamente dedicado ao gatinho.